Você está aqui: Página Inicial Campi Sousa Notícias 2014 12 Campus Sousa recebe professor da Universidade de Oklahoma
13/01/2015 às 10h00

Campus Sousa recebe professor da Universidade de Oklahoma

Charles Abramson conheceu atividades e laboratórios. Objetivo é promover intercâmbio entre as instituições.

O professor Charles Abramson, da Universidade do Estado de Oklahoma (OSU), esteve no campus Sousa para conhecer laboratórios e atividades de pesquisa desenvolvidas por professores e alunos do IFPB. Charles veio acompanhado por sua tradutora Zeyna Abramson. Durante a visita o professor colheu informações e participou de reuniões com docentes e chefes administrativos, momento em que apresentou a ideia de promover um intercâmbio dentro das duas instituições, envolvendo estudos em Sociologia Ambiental. Além de Sousa, o campus Picuí também é cotado para participar da iniciativa.

Caso aprovado, a partir de 2016 o projeto vai trazer alunos americanos para desenvolver atividades no IFPB. O curso de Sociologia Ambiental será realizado em dois meses, sendo o primeiro ministrado nos Estados Unidos por professores americanos, online, quando os estudantes vão adquirir conhecimentos teóricos para a realização de pesquisa. A modalidade presencial acontece no segundo mês, quando os alunos serão enviados para o Brasil com o objetivo de desenvolver atividades práticas em setores como Agroecologia, Agroindústria, Agropecuária, Tecnologia em Alimentos e Medicina Veterinária. O projeto também vai permitir a participação de discentes do Instituto.

OSU LaboratórioDurante a visita Charles foi acompanhado pelo professor Paulo Wanderley, coordenador do projeto no campus Sousa. Wanderley apresentou os laboratórios de Entomologia e Apicultura, Análise de Solos, Microbiologia e de Análises Físico Químico. Abramson ficou interessado pelo projeto que envolve três espécies de abelhas sem ferrão e pelos estudos da planta medicinal Ocimum basilicum, conhecida como Manjericão ou Alfavaca. “Se o projeto for consolidado, além das pesquisas, a vinda de estudantes americanos resultará no desenvolvimento de trabalhos de extensão, inclusive abarcando comunidades de agricultores rurais da região”, comentou Paulo Wanderley.

OSU ReuniãoNa tarde da segunda-feira (12), foi promovida reunião entre Charles Abramson e representantes do campus Sousa para apresentação do projeto de intercâmbio. Participaram do momento os professores Wagner Carvalho, diretor de Desenvolvimento do Ensino; Eduardo Beltrão, coordenador de pesquisa e produção; Hermesson Jales, coordenador de Licenciatura em Química; além de Paulo Wanderley. Na ocasião Abramson ressaltou alguns trabalhos realizados entre a Universidade de Oklahoma e o IFPB. “Precisamos dar um passo maior nessa amizade entre as Instituições. A OSU quer fazer algo de peso com a oferta deste curso de Sociologia Ambiental”, afirmou.

Alline Lima - Jornalista do IFPB / Campus Sousa