Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias 2014 04 Equipe do IFPB participa de competição de robótica na Universidade de Oklahoma nos Estados Unidos
16/04/2014 às 12h09

Robô será controlado a distância do Brasil

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba vai participar esta semana de uma competição internacional de robótica nos Estados Unidos. A Mercury Remote Robot Challenge será realizada no próximo dia 19 na Universidade de Oklahoma. Um dos desafios do campeonato é controlar um robô a longas distâncias. Acesse aqui o site da competição.

Alunos de quatro cursos do IFPB desenvolveram o robô Apuâma, um startup capaz de coletar objetos reais a partir da internet. A máquina utiliza o sistema operacional Linux e uma placa de menor computador do mundo, o Raspberry Pi.  Durante a competição, os alunos são desafiados a controlar o robô por um trajeto montado pela equipe organizadora nos Estados Unidos a partir de comandos enviados do Brasil. De acordo com os organizadores da competição o robô deve ser capaz de detectar problemas de comunicação e proporcionar informações sobre a posição para o operador.

A equipe se credenciou a participar da competição nos Estados Unidos depois de vencer em março passado no Campus João Pessoa o I Campeonato de Robôs Controlados Remotamente do IFPB. O grupo formado pelos alunos Marcos Túlio Gomes, Luiz Torres Filho e Maxwell Augusto era coordenado pelo professor Leônidas Lima. O organizador do campeonato no Instituto, professor Francisco Fechine, espera que os estudantes consigam nesta etapa dos Estados Unidos um bom desempenho.

Como tudo começou

Em julho de 2013 o professor Charles Abramson, pesquisador da Oklahoma State University, fez uma visita ao IFPB que resultou na assinatura de um Convênio de Cooperação Internacional com a OSU. Na ocasião, o presidente da OSU, enviou um convite para que os gestores do Instituto Federal visitassem aquela instituição e traçassem juntos planos de trabalho para ações efetivas no âmbito do convênio firmado.

Em dezembro do mesmo ano uma missão de gestores do IFPB esteve na OSU quando foram definidas três grandes áreas para cooperação imediata: Educação, Ciências Agrárias e Engenharias. Outra ação foi o convite realizado pelo Professor Dr. Latino para os alunos do IFPB participarem da Competição de Robótica Mercury.

Ascom do IFPB