Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias 2015 09 Workshop discute em Picuí a política de internacionalização do IFPB
16/09/2015 às 17h31

Workshop discute em Picuí a política de internacionalização do IFPB

Evento vai até esta sexta-feira

A política de internacionalização do Instituto Federal da Paraíba está sendo discutida num workshop que teve início nesta quarta-feira (16) no Campus Picuí numa promoção da Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais. A abertura foi feita pelo Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional e Interiorização, Ricardo Lima e Silva, que representou o reitor Nicácio Lopes.

Em sua fala inicial o titular da Prodi disse que as ações de internacionalização do IFPB ainda estão dispersas e que é preciso concentrar esforços para mudar esta realidade. “A Prodi está a disposição para parcerias que visem o desenvolvimento do Instituto” disse.

A Assessora de Relações Institucionais e Internacionais do IFPB, Mônica Maria Montenegro de Oliveira, fez um relato das ações executadas pela Arinter e destacou algumas propostas que aguardam aprovação, como a criação do Centro de Línguas, Cultura e Estudos Linguísticos, que terá núcleos em cada Campus do Instituto.

Mônica Montenegro também falou dos programas de mobilidade acadêmica, a exemplo do Ciência sem Fronteiras, que beneficiou 13 estudantes do IFPB com intercâmbios internacionais nesta última chamada do CSF.

A Assessora da Arinter abordou ainda questões ligadas aos exames de proficiência em Inglês e anunciou para novembro a aplicação do TOEIC para alunos concluintes dos cursos técnico-integrado e subsequente do IFPB. “O TOEIC é um exame exigido pelo mercado de trabalho e vai servir para traçar um diagnóstico de como está o nosso ensino do Inglês” disse.

No período da tarde o Diretor de Educação a Distância e Programas Especiais, Anderson Bráulio Nóbrega, fez um panorama do ensino a distância oferecido pelo IFPB e falou das dificuldades que estão sendo sanadas neste momento de contensão de gastos. Anderson disse que em breve quatro novos Polos de EaD passarão a funcionar nos Campi em implantação de Itabaiana, Catolé do Rocha, Areia e Soledade, aumentando a oferta dessa modalidade de ensino no Instituto.

O I Painel/Workshop Internacionalização no contexto do IFPB termina nessa sexta-feira com a realização de um grupo de trabalho que deve tirar um documento sobre o plano de internacionalização do Instituto Federal.

Confira fotos na galeria do Facebook do IFPB.

Heranir Oliveira- Ascom/Reitoria