Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Associação Canadense visita IFPB para traçar parcerias
22/11/2012 às 15h28

Associação Canadense visita IFPB para traçar parcerias

Representantes dos Community Colleges conheceram Campus João Pessoa durante reunião do Conif

Associação Canadense visita IFPB para traçar parcerias

Marie, Joabson, Alfredo e Verônica

Impulsionar a parceria entre os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia e os Community Colleges do Canadá. Esse foi o objetivo que trouxe até a Capital paraibana os representantes da Associação dos Community Colleges Canadenses (ACCC), Marie-José Fortin, diretora para programas parceiros internacionais, e Mehdi Abdelwahab, agente principal de programas internacionais. Os dois vieram para reuniões com a Câmara de Relações Internacionais do Conselho Nacional dos Institutos Federais (Conif), pauta que está sendo cumprida nessa quinta-feira, no Fórum dos dirigentes instalado no Hotel Marinas.

Antes disso, nessa quarta-feira, os dois representantes da ACCC fizeram questão de conhecer o IFPB, onde foram acompanhados pela Assessora Internacional da instituição, Maria Verônica da Silveira Edmundson. Eles foram recepcionados pelo reitor em exercício, Paulo de Tarso Costa Henriques, que fez uma explanação sobre o panorama atual do IFPB e as possibilidades de parceria com os Community Colleges, instituições com perfil semelhante ao IFs no Canadá.

De acordo com a professora Verônica, a parceria do IFPB com o Canadá só tende a aumentar já que em janeiro deve ser lançado um edital específico voltado para intercâmbios com estudantes de cursos superiores de tecnologia. “Uma das barreiras que enfrentamos com os estudantes é a falta de estudo do idioma estrangeiro. Mas, o Canadá até concede seis meses de estudo da língua para os estudantes que chegam lá. Nós devemos formatar cursos de aceleração para auxiliar nossos alunos a alcançarem as proficiências exigidas”, adiantou a Assessora Internacional do IFPB.

Segundo Mehdi, a meta do Canadá é proporcionar o intercâmbio para 1.500 alunos brasileiros até 2015. É o que prevê o convênio com o Conif, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ele lembrou que desde 2000, a parceria com o Brasil foi intensificada através de programas como o Mulheres Mil, onde o IFPB participou desde quando era Cefet-PB.

Durante a visita, Marie-José Fortin conheceu um pouco dos equipamentos que são utilizados nas aulas, como no Laboratório de Telefonia de Redes Convergentes e de Fibra Óptica, além de projetos especiais em que os alunos do IFPB participam, como o Programa de Educação Tutorial (PET). O IFPB já tem estudantes fazendo intercâmbio no Canadá atualmente, através do programa Ciência sem Fronteiras.

Os visitantes canadenses fizeram uma visita às instalações do Campus João Pessoa, principalmente os laboratórios dos cursos de tecnologia. Eles foram acompanhados pelo diretor-geral do Campus, Joabson Nogueira, pelos professores Alfredo Gomes, de Engenharia Elétrica, Adaildo Gomes d'Assunção e Patric Lacouth, de Telecomunicações. Os docentes comentaram um pouco sobre as pesquisas que são desenvolvidas. Na área de Informática, eles foram recebidos pelo professor Thiago Moura.

canadenses

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB