Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Cooperação Internacional IFPB - Oklahoma State University
15/08/2013 às 09h01

Cooperação Internacional IFPB - Oklahoma State University

Encontro de trabalho discute projeto para o Fundo Global para o Meio Ambiente

Cooperação Internacional IFPB - Oklahoma State University

Equipe de trabalho no Campus Cajazeiras

O Instituto Federal da Paraíba avança mais uma vez em ações de internacionalização e consolidação da pesquisa e extensão. No período de 7 a 9 de agosto, ocorreu, nos campi de Sousa e Cajazeiras, um importante encontro de trabalho, para articulação de um projeto a ser submetido ao Global Environment Facility (GEF), o Fundo Global para o Meio Ambiente, a partir da iniciativa e coordenação do Prof. Paulo Alves Wanderley, do Campus de Sousa.

Acompanhando esse trabalho, estiveram presentes em Sousa os professores: Maria Verônica Edmundson, Coordenadora da ARINTER (Assessoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais da Reitoria), Alexandre Fonseca D’Andréa (Diretor de Pós-Graduação da PRPIG) e Arilde Franco Alves (Prof. do Campus João Pessoa), os últimos coordenadores de dois eixos temáticos do projeto que está sendo desenvolvido para o GEF. Além destes, também participaram outros professores dos campi de Sousa e Picuí, estes acompanhados da Diretora Geral daquele campus, Profª Verônica Lacerda.

Durante esses dias, com o suporte do Diretor Geral Francisco Cicupira, do campus Sousa, além das reuniões de trabalho prévio à elaboração do projeto para o GEF, também se desenvolveu um dia de palestras enfocando o tema do Comportamento Animal e Meio Ambiente, quando os pesquisadores Prof. Charles Abramson e Christopher Varnon, da Oklahoma State University, EUA, apresentaram suas experiências utilizando o Propeller Experiment Controller, um microcontrolador programável, além de um importante trabalho sobre comportamento animal apresentado pela Profª. Roseane Portela, do Curso de Medicina Veterinária do IFPB, campus Sousa.

Na sexta-feira (09), pela manhã parte da equipe presente em Sousa acompanhou os pesquisadores de Oklahoma a uma apresentação das experiências aos professores do campus de Cajazeiras, juntamente com o Diretor Geral Valnyr Lira. Com esse trabalho, as possibilidades de cooperação se amplificam em direção ao fortalecimento das ações dos Grupos de Pesquisas ativos no Instituto Federal da Paraíba.

Nessa quarta-feira, 15 de agosto, a visita técnica foi no Campus João Pessoa. A mesma apresentação sobre o microcontrolador foi feita e o professor visitou laboratórios do campus. “Ele ficou muito impressionado com o fato de nossos alunos realmente fabricarem peças, de darmos muita ênfase ao aspecto prático dos cursos”, comentou a coordenadora de Programas Internacionais do IFPB, Maria Theresa Rangel. A equipe dos EUA visita nessa quinta o Campus Campina Grande.

Equipe de trabalho Sousa  Apresentação Campus Cajazeiras
 visita JP

Ascom do IFPB também com informações dos professores Arilde Franco Alves e Alexandre Fonseca D’Andrea

Fotos: Alexandre Fonseca D’Andrea e Ascom IFPB